Carrapatos

Um carrapato, carraça ou chato é um artrópode da ordem dos ácaros, classificado nas famílias Ixodidae ou Argasidae. São ectoparasitas hematófagos, responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.

Existem espécies a partir de 0,25 mm de diâmetro. Vivem em touceiras, capim, no chão, entre as madeiras em climas úmidos ou secos.

Os carrapatos geralmente têm a forma oval e quando em jejum são planos no sentido dorso-ventral, porém após se alimentarem ficam convexos e até esféricos.

Modificações no comportamento humano, seja por razões econômicas ou sociais, estão fazendo ressurgir nos ambientes urbanos um grupo de organismos quase esquecidos: os carrapatos.

Transmissão de doenças

Os carrapatos podem transmitir germes infecciosos, víricos e bacterianos, protozoários e neurotoxinas que produzem doenças graves.

As conseqüências clínicas variam desde simples infecções locais a sintomas muito graves que se não forem tratas a tempo, podem levar o animal até a morte.

Controle e Combate

Inspeção é o primeiro passo, nesta deve-se avaliar o grau, tipo e local de infestação.

Após a inspeção, começar a aplicação pela pulverização nas possíveis áreas de infestação de carrapatos.

Pode-se aplicar o produto líquido com a atomizadora, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa atingir partes que a pulverização normal não atinge.

Aplicação de Superfície – consiste na aplicação da calda inseticida de maneira uniforme sobre as superfícies, cobrindo-as completamente, de forma que os carrapatos que as percorrerem sejam contaminados pelos microscópicos cristais dos inseticidas aplicados.

Prevenção

Lavar com frequência os abrigos de animais domésticos, passando desinfetante após a lavagem.

Vistoriar com frequência os animais domésticos, principalmente quando estiverem inquietos e com muita coceira.

Vedar frestas e buracos em pisos e paredes, pois podem servir de abrigo para os carrapatos no ambiente.

Manter aparada a vegetação de jardins e quintais, não permitindo o crescimento de capim próximo às residências, para evitar ambientes úmidos e adequados para o desenvolvimento das larvas do carrapato.

Controlar os carrapatos dos animais domésticos com a orientação de um médico veterinário.